SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA SEMANA DE
ADAPTAÇÃO
24 à 28 de fevereiro de 2014
OBJETIVOS:
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
- Mediar as experiências da criança com a cultura
CONTEÚDOS:
- Inclusão das famílias no processo de adaptação
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças
- Mediação das experiências da criança com a cultura
TEMPO ESTIMADO:
Duas semanas
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
- Envolver as famílias que chegam à escola pela primeira vez num clima de acolhimento, segurança, cuidado e afeto.
- Incluir as crianças na construção do espaço e do tempo da escola (rotina)
- Acolher as singularidades de cada criança e incluí-las no desenvolvimento das situações planejadas.
- Mediar as experiências da criança com a cultura
CONTEÚDOS:
- Inclusão das famílias no processo de adaptação
- Envolvimento das crianças na construção da rotina
- Respeito e valorização das singularidades das crianças
- Mediação das experiências da criança com a cultura
TEMPO ESTIMADO:
Duas semanas
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Objetos para casinha, bonecas, carrinhos, giz ou fita crepe, massinha, papel para desenho, fantasias;
- Uma caixa de papelão;
- Uma foto de cada criança;
- Fotos ou desenhos de situações da rotina;
- Livros de literatura infantil.
DESENVOLVIMENTO:
A
adaptação começa antes da entrada da criança na escola. Solicite, portanto, aos
familiares que preencham previamente uma ficha com perguntas que retratem quem
é a criança: seu nome, se possui irmãos na escola, suas brincadeiras
preferidas, comidas que aprecia ou não, se possui objetos de apego, chupeta e o
que costuma gerar conforto ou desconforto emocional (por exemplo, a resistência
para relacionar-se com pessoas estranhas).
1º dia
Organize o ambiente
contemplando as necessidades das crianças desta faixa etária. O tempo de
permanência da criança na escola pode ser aumentado gradativamente, mas é
importante que nos primeiros dias uma pessoa de sua referência afetiva
permaneça o tempo que for necessário próximo dela, mesmo que seja em outro
lugar que não seja a sala de aula.
Já
neste primeiro dia mostre que houve interesse em conhecer a história de cada
um, faça comentários do tipo: “João, sua mãe me contou que você gosta muito de
bola, você viu que aqui nesta sua escola você pode brincar de futebol? Veja
quantas bolas separei para você, quer brincar comigo?”, ou: “Marina, eu já sei
que você adora massinha, vamos fazer um bolo e uma festa com seus novos
colegas?”.
No
encerramento dessa proposta, anuncie para as crianças o que será feito a
seguir. Faça um passeio pela escola e apresente os espaços e pessoas que pertencem
a este lugar. Em seguida, apresente uma brincadeira cantada para as crianças e
os pais presentes. Apresente cada parte da rotina com uma música (lavar as
mãos, refeição, hora da saída). No final do dia faça uma roda de conversa com
as crianças e relembre o que observou de mais significativo do movimento do
grupo; narre algumas cenas que revelaram envolvimento, interesse e anuncie o
que viverão no dia seguinte. Solicite aos pais uma foto da criança para que
seja organizado um canto do grupo na sala de aula.
Avaliação: Observe e registre
posteriormente as crianças que mais se envolveram com as propostas e as mais
resistentes à aproximação dos adultos para pensar em formas de convite e
construção de vínculos nas próximas situações.
2º dia
2º dia
Organize
os cantos de atividades diversificadas de desenho, massinha, jogos e fantasias
e compartilhe com as crianças as opções que terão neste dia. Procure circular
pelos diferentes cantos e participe das situações junto com os pequenos.
Num
outro momento, apresente para as crianças o canto que foi escolhido para
colocar as suas fotos e envolva-as nesta situação. Crie um contexto de
interação neste momento: ao colocar as fotos no painel cante músicas com os
nomes das crianças ou então faça uma brincadeira referindo-se a algumas
características físicas ou ações observadas no dia. Por exemplo: “esta menina
que vou mostrar agora brincou muito de bola, comeu muita banana e está ao lado
do Lucas. Quem será?” Faça a leitura de uma história e mostre onde será o canto
de livros do grupo.
No
final, apresente uma caixa onde ficarão os objetos trazidos pelas crianças de
casa. Apresente também a caixa dos sapatos, onde serão colocados os calçados
enquanto estarão na recreação. Solicite aos pais que façam um desenho com seus
filhos e tragam no dia seguinte para ser colado nesta caixa. Se possível tire
uma foto do grupo para identificar este objeto que será de todos.
Avaliação: Observe a
movimentação das crianças nos cantos e a forma de envolvimento com as
propostas. Anote como foram as reações daquelas crianças mais caladas, das que
resistem aos contatos, ou mesmo daquelas que demonstram uma certa euforia
diante de tanta novidade.
3º dia
Faça
mais uma vez a brincadeira com as fotos das crianças e com as músicas “A canoa
virou”; “João roubou pão”. Proponha mais uma vez os cantos de atividades
diversificadas de massinha, carrinhos e bichos. Monte com as crianças a caixa
onde ficarão seus objetos e escolham um canto onde ela ficará guardada. Compartilhe
mais uma leitura e guarde mais um livro no cantinho da leitura que será do
grupo.
Encerre
o dia recuperando oralmente o que foi vivido pelas crianças e anuncie algo que
as aguardará no dia seguinte. Faça também um clima de surpresa, de expectativa
para as novas experiências.
Avaliação: Invista na
interação com as crianças que demonstram maior dificuldade e resistência.
Chame-as para pegar algum material com você para a organização do ambiente,
sente-se ao lado para fazer um desenho, faça você um mesmo um desenho ou
escultura de massinha para que leve para casa e observe as reações a estas
formas de convite. Não se esqueça de que aquelas crianças que aparentemente
estão achando que tudo é uma “festa”, merecem um olhar especial, um colo,
momentos de atenção para se entregarem às propostas e para compreenderem o que
está acontecendo com elas.
4º dia
4º dia
Receba
as crianças com os cantos de atividades diversificadas (no mínimo 3). Faça mais
uma vez a brincadeira com as fotos. Apresente em forma de desenho ou por meio
de fotografias das crianças, cada situação da rotina (o professor deve
organizar este material previamente). Converse com as crianças o que fazem em
cada momento e organize junto com elas a sequência temporal da turma. Diga que
essas fotos ou desenhos ajudarão a saber o que farão na escola e que logo após
o lanche ou então da brincadeira na brinquedoteca, por exemplo, seus pais
voltarão para buscá-las. Cole o quadro da rotina num lugar de fácil acesso para
as crianças.
Avaliação: Ao anunciar os
momentos que retratam a rotina, diga às crianças que ainda choram e demonstram
sofrimento em estar neste novo ambiente, quais são as situações que viverão e
quando será o momento de reverem as pessoas de sua família todos os dias.
Observe as reações e sempre que chorarem recorra a esta estratégia para ajudar
a tranquilizar as crianças.
5º dia.
Receba
as crianças em roda e conte que escolheu montar os cantos que mais gostaram no
decorrer da semana. Quando encerrar, recorra ao quadro da rotina para situar o
que farão a seguir. Faça mais uma leitura e guarde mais um livro no cantinho da
leitura do grupo. Comente que, aos poucos, conhecerão muitas histórias. Em
seguida, mude a atividade e faça um piquenique no espaço externo da escola.
Apresente e discuta com as crianças os combinados e fixe-os em local visível. Encerre
o dia com uma brincadeira. Conte que ficarão dois dias em casa sem vir para a
escola, mas que muitas novidades as aguardam na próxima semana. Fale que
brincarão muito e que o professor estará sempre presente quando precisarem de
algo.
Avaliação: Ajude as crianças
mais resistentes à aproximação a transformarem sentimentos em palavras.
Reconheça os desafios ainda existentes, mas reafirme que na próxima semana
estará novamente na escola para recebê-las e investigar quais são as
brincadeiras e outras situações que lhes farão se sentir bem neste ambiente. Se
possível, empreste algum livro ou brinquedo e peça para que cuide bem e traga
novamente para a escola na próxima semana. Isso ajudará neste processo de
construção de vínculo com a escola e com o educador.
FONTE: Revista Nova Escola Jan/2013
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