PROJETO
- I BIMESTRE
“MINHA FAMÍLIA – MEU MAIOR TESOURO”
TEMA: Minha Família – Meu
maior tesouro
PERÍODO: Março e Abril
JUSTIFICATIVA:
A família representa um grupo social que
influencia e é influenciado por outras pessoas ou instituições. É um grupo de
pessoas ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (demonstrada ou estipulada) a partir de um
ancestral comum, matrimonio ou adoção. Membros de uma família é unida por
múltiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e
reciprocamente durante uma vida e durante as gerações.
Podemos então definir família como um conjunto
invisível de exigências funcional que organiza a interação dos membros da
mesma, considerando-a, igualmente, como um sistema, que opera através de
padrões transacionais. Assim, no interior da família, os indivíduos podem
constituir subsistemas, podendo estes ser formados pela geração, sexo,
interesse e ou função, havendo diferentes níveis de poder, e onde os
comportamentos de um membro afetam e influenciam os outros membros.
DUVALL e MILLER (cit. Por Idem) identificaram como funções
familiares, as seguintes: geradora de afeto, entre os membros da
família; proporcionadora de satisfação e sentimento de utilidade, através das
atividades que satisfazem os membros da família; asseguradora da continuidade
das relações, proporcionando relações duradouras entre familiares;
proporcionadora de estabilidade e socialização, assegurando a continuidade da
cultura da sociedade correspondente; “impositora da autoridade e do sentimento
do que é correto” relacionado com a aprendizagem das regras e normas, direitos
e obrigações características das sociedades humanas.
É desejável resgatar a importância de ações e atitudes dos
membros da família no processo de construção da história da humanidade. O projeto “Minha
família, meu maior tesouro” pretende debater sobre a importância da presença da
família no processo de escolarização das crianças de maneira favorecer a
construção de parceria no desenvolvimento das ações que favoreçam o sucesso
escolar e social das crianças atendidas pela instituição.
O trabalho com esse
tem como intuito promover uma interação significativa com os pais, os
professores, os alunos, visando oportunizar vivências que possibilitem o
refletir sobre o processo de desenvolvimento das crianças, para que possam
assumir o compromisso com a aprendizagem informal e formal das crianças e
adolescentes, colaborando com a construção de horizontes, que terão
posteriormente impactos positivos em suas vidas.
OBJETIVO GERAL:
-
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no
processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o
crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima a fim de
aproximá-los dos princípios desenvolvidos na escola como solidariedade humana,
respeito, democracia, inclusão entre outros, para que possam argumentar sobre
eles- Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano
e os órgãos dos sentidos;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Trabalhar o senso de tolerância e
respeito à diversidade;
·
Identificar o lugar onde mora (campo
ou cidade);
·
Valorizar o direito fundamental da
vida;
·
Proporcionar
aos educadores e aos pais momentos de reflexão acerca de questões relacionadas
ao andamento da educação dos filhos e alunos;
·
Desenvolver
atividades que trabalhem os valores familiares para que possam dentro do
ambiente escolar e familiar perceber a importância do diálogo para a construção
de valores e a resolução de conflitos;
·
Promover
a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento
escolar dos alunos;
·
Ressaltar
a importância da afetividade e limites na escola e na família como fator
primordial para o bom desenvolvimento do aluno;
·
Construir
momentos de socialização de ideias e valores com os pais sempre pensando em
quais horários serão convenientes para a família;
·
Incentivar
os pais de participarem do conselho escolar e também a organizar uma associação
de pais e mestres;
METODOLOGIA:
- Apresentar
o funcionamento da escola e funcionários para a família para que possam
conseguir a confiança para com o trabalho desenvolvido pela instituição
- Fazer
uma reunião mensal, bem como palestras e debates com a família e
direcioná-la ao ensino dos alunos e não a indisciplina, mostrando-lhes as
produções dos alunos;
- Trabalhar
com oficinas que visem melhorar o convívio da família com a escola;
- Buscar
Informações sobre a família, através de conversas ou entrevistas;
- Origem
do nome do aluno para formar a sua história;
- Álbum
do nome;
- Pesquisa
da família montando a árvore genealógica;
- Trazer
fotografias da família;
- Mural
com palavras mágicas que ajudam na boa convivência;
- Ajudante
do dia, como o trabalho com os monitores;
- Dinâmica
para acolher os pais em reuniões
- Encontros
com família através da reuniões e eventos;
- Palestras
com temas relacionada a estrutura familiar atual;
- Oficinas
sobre tecnologia, artesanato, teatro, outras;
- Exposições
dos trabalhos realizados em aula;
- Filmes
que retrata temas relevantes da atualidade com enfoque nas relações
familiares;
- Passeio
na casa dos alunos;
- Promover
jogos com a participação da família;
- Fazer
mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas
familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade,
perdão, limites...;
- Trabalhar
filmes nos encontros de família que permite a reflexão sobra qual tipo de
família convivemos?
- Trabalhar
com dinâmicas, brincadeiras, cantigas nos encontros com os pais;
- Perceber
se na família, alguém possuem alguma habilidade artística e procurar
valorizá-las através de apresentações, conversas nos encontros de família;
- Promover
oficinas como (fuxico, produção de vídeos, outras) para que os pais possam
estar participando da vida escolar do aluno;
- Elaboras
cartazes sobre o tema “Família” tendo as datas comemorativas como norte;
- Promover
o dia da família na escola
RECURSOS:
- Giz de cera
- Hidrocor
- Papéis coloridos
- Tesouras
- Colas
- Internet/computador
- Fotos
- Espelhos
- Dvd/cd
AVALIAÇÃO:
-
A avaliação do projeto se dará através da
participação da família no desenvolvimento das atividades e dos benefícios que
esta parceria trará para a vida escolar das crianças.
CULMINÂNCIA:
-
Dia da Família na Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário