PLANO DE AÇÃO DA
GESTÃO ESCOLAR
2015
TEMA GERAL DA SEC:
“EDUCAÇÃO DIVERSIDADE: Múltiplos olhares na perspectiva da Inclusão!”
TEMA DO CEI: Cuidar,
Brincar e Educar: Ressignificando a Infância e Resgatando Valores da Escola,
Família e Comunidade.
SUMÁRIO
1.
IDENTIFICAÇÃO...................................................................................................03
1.1 Escola..................................................................................................................03
1.2
Endereço.............................................................................................................03
1.3 Modalidades de
ensino oferecidas...................................................................03
1.4
Gestores..............................................................................................................03
2.
JUSTIFICATIVA.....................................................................................................04
3.
DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.......................10
3.1
Maiores forças da escola..................................................................................10
3.2
Principais fraquezas da escola.........................................................................08
4. PLANO DE AÇÃO DA
GESTÃO ESCOLAR........................................................07
5. CRONOGRAMA DE
AÇÕES.................................................................................12
6. AVALIAÇÃO DO
PLANO......................................................................................15
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1 Escola
Centro de
Educação Infantil Manoelina Maria de Jesus
1.2 Endereço
Rua
Dr. Juvêncio Xavier, s/nº - Bairro Lagoa Grande – Bom Jesus da Lapa - BA
1.3 Modalidades de
ensino oferecidas
CRECHE:
Maternal II / Maternal III - Integral
PRÉ-ESCOLA:
1º Período / 2º Período
1.4 Gestores
Diretora: Iraci Rosa da Silva
Alves
Coordenadora: Deiziane Costa Lopes
Secretária: Elzeni de Jesus Félix
2
JUSTIFICATIVA
O
desenvolvimento da identidade e da autonomia está intimamente relacionado com
os processos de socialização. Nas interações sociais se dá a ampliação dos
laços que as crianças podem estabelecer com as outras crianças e com os
adultos, para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças
entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si
próprias.
Cuidar
e educar é impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão
integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a
diversidade, o momento e a realidade peculiares à infância. Desta forma, o
educador deve estar em permanente estado de observação e vigilância para que
não transforme as ações em rotinas mecanizadas, guiadas por regras.
Cuidar
e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a
constituição do ser não em momentos e compartimentados. A criança é um ser
completo, tendo sua interação social e construção como ser humano
permanentemente estabelecido em tempo integral. Cuidar e educar significa
compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço
particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que
estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.
Esses dois pilares foram o alicerce da prática pedagógica
desenvolvida nessa instituição durante os anos de 2013 e 2014, abordado de forma
gradativa, e este ano apesar de já está incluído na rotina da Educação Infantil
incluiremos mais intensificamente o terceiro pilar: o BRINCAR, visto que
percebemos o desaparecimento desta atividade normal e genuinamente da infância.
Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se,
expressar-se, compreender-se, confrontar-se, é negociar, e se transformar, é de
extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem (pois facilita a
construção da reflexão, da autonomia e da criatividade) na educação infantil. E
como sabemos as mudanças da sociedade e das práticas sociais atualmente andam
extinguindo o brincar da vida do homem e tais mudanças foram incorporadas à
infância, antes brincar era uma coisa que típica hoje é rara, é nossa
responsabilidade, enquanto adultos e enquanto sociedade não deixar que o
brincar desapareça. Para isso temos que elaborar a organização de tempo e
espaços para a brincadeira, pois se não o fizermos a criança não o fará
sozinha, temos que colocar a brincadeira na rotina das crianças na escola (no
planejamento), organizar o ambiente para que a brincadeira aconteça, brincadeira
é o processo de educação da criança e temos que reconhecer o brincar em
toda a sua possibilidade e o seu potencial educativo. É necessário que os
educadores infantis realizem um vasto trabalho para informar à sociedade que o
“brincar” não é uma perda de tempo, mas um processo pelo qual a criança deve
passar.
O papel do professor de educação infantil na brincadeira é
essencial na estruturação, na oportunização, na intervenção, na observação, no
favorecimento do brincar da criança na escola. A brincadeira é, sem dúvida, uma
ação educativa para infância e deve ser considerada com todos os seus atributos
na Educação Infantil e sem a participação do professor, ela não encontrará a
sua total realização, o educador deve propiciar o brincar todos os dias, em
formatos diferenciados e de forma livre ou dirigida, observando e participando.
Mas a realidade é que em muitas escolas de Educação Infantil o ato
de brincar não está sendo feito como deveria. Muitos educadores estão
preocupados em repassar os conteúdos programáticos em sala de aula e não
permitem que as crianças brinquem de forma natural, pois acreditam que a
brincadeira e aprendizagem não podem viver o mesmo espaço. Ultimamente, há uma
influência da sociedade para que as crianças aprendam cada vez mais cedo os
conteúdos pedagógicos. Com isso o tão divertido ato de brincar não tem
encontrado espaço na escola como deveria. Muitos professores dirigem os
momentos lúdicos a fim de alcançarem determinados objetivos. Desse modo, não
permitem às crianças explorarem e criarem sua própria maneira de brincar de
forma espontânea. Assim, as crianças acabam brincando, não pelo prazer e
a alegria que o ato lúdico lhes dá, mas para alcançar e cumprir os objetivos e
as regras estabelecidas pelo professor. O professor de Educação infantil deve
reconhecer o ato de brincar como um recurso pedagógico em sala de aula, com
isso terá uma aula mais produtiva, prazerosa, terá a maior participação dos
educandos, além de estar respeitando o direito deles.
Nesse enfoque este conjunto de fatores desencadearam
algumas indagações como: Como a família das nossas crianças encaram o ato de
brincar na Instituição de ensino? Quais brincadeiras marcaram a infância de
pais, familiares e comunidade escolar? Quais as possibilidades pedagógicas da
brincadeira? Como os professores podem planejar os ambientes de brincadeiras?
Como organizar os espaços da Instituição para valorização das brincadeiras?
Quais parcerias o CEI pode buscar para efetivação do Brincar na infância?
Tais questionamentos
contribuíram para a escolha da temática a ser trabalhada no corrente ano
letivo, intitulada: Brincar, Cuidar e Educar - Ressignificando a Infância e Resgatando Valores da Escola, Família e
Comunidade, uma vez que houve a constatação de que existe uma
necessidade reviver o tempo em que a infância era naturalmente divertida e
enriquecedora na formação de valores que acompanhavam a criança por toda a vida
adulta.
Nossa ação parte do
princípio de que é imprescindível garantir na rotina escolar, tempo, espaço
para o brincar, mesmo que não haja quantidade e variedade de materiais
disponíveis, visto que o jogo simbólico acontece independentemente desses
recursos.
No brincar o jogo de faz de
conta a criança age em um mundo imaginário, regido por regras semelhantes ao
mundo adulto real, sendo a submissão às regras de comportamento e normas
sociais a razão doprazer que ela experimenta no brincar. A criança pode ser
preparada desde cedo para o exercício da cidadania. Como esta na Lei 9.131/95.
Art 3°:
[...] As instituições
de Educação Infantil devem promover em suas Propostas Pedagógicas praticas de
educação e cuidados que possibilitem a integração entre aspectos físicos,
emocionais, afetivo cognitivos/linguístico e sociais da criança, entendendo que
ela é um ser completo, total e indivisível.
O consultor em educação
Infantil, Vital Didonet, afirma que:
[...] cuidar e educar são ações intrínsecas e de responsabilidade da família, dos professores e dos médicos. Todos tem de saber que só se cuida educando e só se educa cuidando.
Na Educação Infantil é
possível afirmar que os cuidados estão associados à sobrevivência e ao
desenvolvimento da identidade da criança. Quando se cuida se educa, e quando
educamos, brincamos. Estas ações são importantes para a formação social,
intelectual e psicológica da criança, mas em especial o brincar, reflete mais
relevância, pois é inerente do ser humano. Através
das brincadeiras, a criança se diverte infantilmente com flexibilidade, com
aprendizagens acerca da vida, do mundo, do outro.
Delors apresenta os quatro
pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver
e aprender a ser. E todos estes pontos são facilmente contemplados através do
brincar, cuidar e educar na Educação Infantil.
De acordo com as idéias de
Frabboni (1998) os jogos constituem a ocasião própria para a socialização e
aprendizagem. A ideia de que se aprende brincando e brincando se aprende está
diretamente ligada a Educação Infantil.
A criação de espaços e
tempos para os jogos e brincadeiras é uma das tarefas mais importantes do
professor da Educação infantil. Cabe a eles a organização dos espaços de modo a
permitir as diferentes formas de brincadeiras e criar o sentido de respeito
entre elas para que uma brincadeira mais sedentária não seja atrapalhada por
uma brincadeira que exige mais movimentação. O brincar permite ao educador
diagnosticar o estágio de desenvolvimento da criança.
Rubens Alves diz que o ato
de brincar tem que ser desafiador, criar alguma dificuldade, por mais simples
que a brincadeira seja. É através do brincar que as crianças são motivadas a
pensar de maneira autônoma, desenvolvendo a confiança nas próprias capacidades
e expressando-se com autenticidade.
A brincadeira favorece a autoestima das crianças, auxiliando-as a superar
progressivamente suas aquisições de forma criativa (RCNEI, 2001).
Forest & Weiss(2003)
explicam que devem ser incorporadas de modo integrado as funções de educar e
cuidar com qualidade advinda de estudo, dedicação, cooperação e cumplicidade de
todos os envolvidos, buscado-se entender e valorizar o que cada criança pensa e
sente; o que sabe sobre si e sobre o mundo.
As situações de educar
remetem situações de cuidado, auxiliando o desenvolvimento das capacidades
cognitivas infantis, bem como das potencialidades afetivas, emocionais,
sociais, corporais, estéticas e éticas. A brincadeira favorece o
desenvolvimento individual da criança, ajuda a aprender as normas sociais e
aprofunda o conhecimento sobre as dimensões da vida social. O brincar é
importante para aprendizagem experiencial, permitindo, através do lúdico,
vivenciar a aprendizagem como processo social.
No trabalho pedagógico com
as crianças pequenas, o objetivo para a Educação Infantil de qualidade deve
perpassar todas as ações realizadas entre o educar, o cuidar e o brincar,
contemplando a construção da sociabilidade, da identidade e da autonomia e dos
vínculos necessários para a participação em brincadeiras.
Na educação Infantil é
necessário que os professores considerem e compreendam as dimensões afetivas e
relacionais existentes na indissociabilidade do educar-cuidar e brincar, bem
como o respeito à individualidade e singularidade de cada criança. Pois a
valorização da afetividade é tão importante na Educação Infantil quanto os
cuidados básicos como alimentação e higiene.
Dessa forma, na instituição
de Educação Infantil a criança tem com a oportunidade de se tornar cada vez
mais independente, segura e capaz de construir sua autonomia através de
decisões e iniciativas pertinentes a sua idade. Nesse contexto, ao conviver com
outras crianças e adultos, ela aprende lidar com frustrações e limites, expor o
que pensa sente e a definir suas preferências, fortalecendo sua autoestima, o
respeito por si e pelos outros.
3 DIAGNÓSTICO DO PROCESSO DE
ENSINO APRENDIZAGEM
3.1 Maiores Forças da Escola
O
CEI Manoelina Maria de Jesus conseguiu neste ano fortalecer a parceria com a
Universidade do Estado da Bahia inaugurando e desenvolvendo atividades no
espaço educativo denominado LUDOTECA. A sala funcionava dois dias da semana
atendendo quase todas as turmas do CEI, como monitoria de bolsistas do PIBID.
No espaço ocorreu ainda a realização de oficinas com todas as crianças do CEI,
coordenado pelas Professoras da UNEB e contando ainda com a participação de
outros discentes não inclusos no PIBID. As oficinas trouxeram uma visibilidade
maior ao trabalho pedagógico desenvolvido por esta instituição e a permanência
direta de 10 (dez) bolsistas do PIBID nas turmas de I e II Períodos possibilitou
a articulação de propostas relevantes para a Educação Infantil, todas em
consonância com o Projeto desenvolvido no bimestre.
3.1 Principais Fraquezas da
Escola
A instituição como as
demais de Educação Infantil do pais não possui recursos financeiros suficientes
para suprir as necessidades reais dessa modalidade de ensino, pois apesar da
gama de programas do Governo Federal destinados à Educação, há uma lacuna no que
diz respeito aos Centros de Educação Infantil. Propor uma ação dessa natureza
onde há a aquisição de muitos recursos visa mover toda comunidade escolar para
que adquiri-los.
5. CRONOGRAMA DE AÇÕES
MÊS
|
DATA
|
AÇÃO
|
FEVEREIRO
|
23
|
I Encontro do grupo escolar - EGE
|
24,26 e 27
|
Jornada Pedagógica nas escolas
|
|
27
|
Reunião de Abertura do ano letivo com pais
|
|
MARÇO
|
02
|
- Início das aulas e semana de adaptação
|
17
|
- Início do Projeto do Primeiro Bimestre
|
|
23 à 27
|
- Fotografar as crianças para montagem da árvore
de compromissos
|
|
28
|
- I Encontro do Grupo Escolar (Eleição do
Conselho)
|
|
ABRIL
|
10
|
- Comemoração da Páscoa
|
20
|
- Café da Manhã Indígena
|
|
24
|
I Atividade coletiva do Plano de Ação - 2015
|
|
MAIO
|
08
|
Culminância do Projeto do Bimestre
|
11 a 15
|
Semana da mamãe (Acolhida e premiação)
|
|
15
|
Plantão Pedagógico do I Bimestre
|
|
18
|
Início do Projeto do 2º Bimestre
|
|
30
|
Comemoração do dia das mães
|
|
JUNHO
|
05
|
II Caminhada Ecológica
|
03
|
Noiteiros da 1ª Noite do Novenário para Festa de
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
|
|
13
|
II Atividade coletiva do Plano de Ação - 2015
|
|
JULHO
|
01
|
Elaboração de Relatório Pedagógico do semestre
|
04
|
Comemoração dos Festejos Juninos
|
|
17
|
Culminância do Projeto do II Bimestre
|
|
20 a 24
|
Semana das Avós
|
|
27
|
Início do Projeto do III Bimestre
|
|
31
|
Plantão Pedagógico do II Bimestre
|
|
AGOSTO
|
1 a 09
|
Recesso Romaria
|
10
|
Recepção de retorno às aulas
|
|
10a 14
|
Semana da readaptação
|
|
15
|
Comemoração do dia dos pais
|
|
24 à 28
|
Semana de mobilização: “Salve Bom Jesus da Lapa,
a 1ª Maravilha do Brasil”.
|
|
31
|
Aniversário da cidade
|
|
SETEMBRO
|
01 à 04
|
Semana da Pátria
|
06
|
Desfile Cívico (Educação Infantil e EF I)
|
|
07
|
Desfile Cívico (Ensino Fundamental II)
|
|
OUTUBRO
|
02
|
Culminância do Projeto do III Bimestre
|
17
|
Comemoração do dia da criança
|
|
13
|
Início do Projeto do IV Bimestre
|
|
23
|
Plantão Pedagógico do III Bimestre
|
|
31
|
Comemoração do dia do Funcionário Público
|
|
NOVEMBRO
|
06
|
Reunião com os pais dos alunos do 2º Período para
tratar sobre a Formatura
|
16 à 20
|
Semana da Consciência Negra
|
|
DEZEMBRO
|
18
|
Plantão Pedagógico do IV Bimestre
|
19
|
Formatura do 2º Período
|
|
15 à 19
|
Elaboração de Relatório Pedagógico do 2º semestre
|
|
20
|
Confraternização de funcionários
|
6. AVALIAÇÃO DO PLANO
A avaliação é parte essencial de
todo e qualquer processo, pois é através dela que verificamos nossos progressos
e elaboramos intervenções nos pontos necessários. Este processo se dará
gradativamente ao longo do processo, através de instrumentos como questionários
e discussão direta com toda comunidade escolar. Os encontros de Grupo Escolar –
EGE, fará um feedback das ações desenvolvidas durante o bimestre, enumerando os
pontos positivos e negativos e propondo mudanças ou alterações do plano
original. Nas reuniões com os pais também será feito esta avaliação utilizando
do discurso direto e de sugestões escritas. Elaboraremos um relatório
pedagógico com os registros do desenvolvimento de cada ação Tudo isso,
auxiliará no sucesso das ações aqui planejadas.
7.
REFERÊNCIAS
CUNHA,
Nylse Helena da Silva. Brinquedoteca um mergulho no brincar. 4.ed.
São Paulo: ed. Aquariana, 2010.
CARVALHO,
Marlene. Alfabetizar e letrar: um dialogo entre a teoria e a
pratica 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
HENRI,
Wallon, A evolução psicológica da criança. São Paulo: ed. Martins
Fontes, 2010.
MALUF,
Angela Cristina Munhoz: Atividades lúdicas para educação infantil:
conceito, orientações e praticas. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
VIGOTSKY,
LS, A formação social da mente. São Paulo: ed. Martins Fontes,
2010.
ZIRALDO,
Alves Pinto, Uma professora muito maluquinha, São Paulo, ed.
Melhoramentos, 2003.
4. PLANO DE AÇÃO DA
GESTÃO ESCOLAR
PROBLEMAS:
- Desaparecimento
das brincadeiras infantis coletivas tradicionais;
- Há
falta de conhecimento da comunidade escolar (pais, familiares, funcionários)
sobre a importância do brincar;
- Mal
uso do espaço da brinquedoteca;
-
Quantidade insuficiente de brinquedos de uso coletivo;
- Há
falta de espaço de brinquedos nas salas de aula;
- Rotina
da recreação está desarticulada;
|
|||||||
OBJETIVOS:
- Resgatar
as brincadeiras infantis tradicionais;
- Discutir
a importância do brincar na infância para o fortalecimento dos valores
adquiridos nessa fase da vida;
- Estabelecer
novos meios de utilização da brinquedoteca;
- Adquirir
brinquedos de uso coletivo com recursos do Brasil Carinhoso;
- Criar
os espaços de brincadeiras nas salas de aula;
- Refazer
as rotinas de forma que ofereça o momento de recreação adequado à idade;
|
|||||||
METAS:
- Resgatar
100% das brincadeiras infantis tradicionais;
- Discutir
com 80% dos participantes da comunidades escolar sobre a importância do
brincar;
-
Garantir o uso correto do espaço da brinquedoteca;
- Garantir
que os brinquedos supram a quantidade de crianças do CEI;
- Criar
espaços de brincadeiras em 100% das turmas;
-
Garantir que 100% das turmas tenham 30 minutos de recreação dirigida;
|
|||||||
CAUSAS
|
FATORES QUE
DIFICULTAM A RESOLUÇÃO
|
FATORES QUE
FAVORECEM A RESOLUÇÃO
|
COMO RESOLVER
|
||||
-
Desaparecimento das brincadeiras infantis coletivas tradicionais;
- Há
falta de conhecimento da comunidade escolar (pais, familiares, funcionários)
sobre a importância do brincar;
- Mal
uso do espaço da brinquedoteca;
-
Quantidade insuficiente de brinquedos de uso coletivo;
- Há
falta de espaço de brinquedos nas salas de aula;
-
Rotina da recreação está desarticulada;
|
-
As famílias não incentivam momentos de brincadeiras infantis tradicionais;
-
Muitos envolvidos na Educação Infantil estão preocupados somente com os
conteúdos programáticos;
-
Falta de um funcionário com disponibilidade para acompanhar as atividades
desenvolvidas na brinquedoteca;
-
Recursos do PDDE / Manutenção insuficiente para atender as demandas da E.I;
-
Uso das salas de algumas turmas diferenciadas;
-
Quantidade de espaços de recreação insuficientes para a quantidade de turmas
do matutino.
|
-
Possibilidade de convidar os pais para reviver as brincadeiras que marcaram
sua infância;
-
Compromisso da equipe da gestão em oferecer espaços de discussão com
especialistas sobre a importância do brincar;
-
Compromisso da gestão na reorganização da brinquedoteca;
-
Parceria entre os gestores dos demais CEIs na busca de solução de problemas;
-
Disponibilidade e envolvimento da comunidade escolar;
-
Possibilidade de inclusão das atividades e oficinas da LUDOTECA.
|
-
Promover a participação dos pais na atividade anual da família: “tempos de
brincar”, onde os mesmos realizarão ou confeccionarão com a turma um
brinquedo ou brincadeira;
-
Discutir em encontros com a comunidade escolar, com orientação das parceiras
da UNEB sobre a importância do brincar;
-
Reorganizar a brinquedoteca definindo e ornamentando novos espaços e elegendo
um funcionário para ficar responsável pelo espaço;
-
Mobilizar os demais gestores dos Centros de Educação Infantil para busca de
aquisição de brinquedos coletivos junto a Prefeitura Municipal através de
recursos do Brasil Carinhoso;
-
Fazer campanha de doação de brinquedos para montagem do cantinho de brinquedos
em cada turma, reforçando com os professores a necessidade de manutenção dos
mesmos;
-
Refazer as rotinas incluindo atividades no espaço da LUDOTECA para todas as
turmas do CEI.
|
||||
4.1 DETALHAMENTO DO PLANO DE AÇÃO
|
|||||||
ESTRATÉGIA
(como fazer)
|
AÇÃO
(o que fazer)
|
RESPONSÁVEL (Quem)
|
Recursos (quem custeará)
|
Cronograma (mês/ano)
|
|||
-
Organizar as salas com o tema brinquedo;
- Enumerar
as brincadeiras mais marcantes da infância dos pais e responsáveis das
crianças do CEI Manoelina Maria de Jesus;
|
-
Oferecer um ambiente que valorize um brinquedo infantil, mostrando a
importância que é cultivar a infância;
-
Dividir a participação dos pais num momento das aulas: “tempo de brincar”,
onde resgatarão as brincadeiras que marcaram sua infância;
|
-
Equipe de gestão e professores
-
Pais e Comunidade.
|
-
Recursos do PDDE
|
- Março
- Anual
|
|||
-
Organizar encontros com pais e comunidade escolar;
|
-
Estudar conjuntamente as contribuição para a formação de valores e atitudes
que atividades lúdicas proporcionam para as crianças;
|
-
Equipe Escolar,
-
Pais e responsáveis;
- PIBID
|
-
Recursos do PDDE
-
PIBID
|
-
Durante todo o ano letivo;
|
|||
- Reorganizar
o espaço da brinquedoteca;
|
-
Planejar a junção da videoteca com a brinquedoteca, incluindo um espaço da
imaginação com um teatrinho. Eleger um funcionário para ficar responsável
pela manutenção do espaço;
|
-
Equipe de gestão
- Professores
|
-
Recursos do PDDE
|
- Fevereiro
|
|||
-
Adquirir brinquedos para o uso coletivo;
|
-
Mobilizar em conjunto com os demais gestores de CEIs junto à Prefeitura
Municipal a aquisição de brinquedos coletivos para as instituição através de
recursos do Programa Brasil carinhoso;
|
-
Equipe de gestão, professores e pais e/ou responsáveis
|
-
Recursos do Brasil Carinhoso
|
-
Março
|
|||
- Criar
e implementar os cantinhos dos brinquedos nas salas;
|
-
Promover campanha de doação de brinquedos para elaboração dos cantinhos de
brinquedos em cada sala do CEI.
|
-
Equipe escolar
|
-
Secretaria de Assistência Social;
-
Secretaria de Educação.
-
Comércio local
|
- Durante
todo ano letivo.
|
|||
- Refazer
as rotinas do CEI
|
-
Articular junto aos monitores do PIBIB atuantes na Ludoteca a possibilidade
de inclusão de todas as turmas nas oficinas do espaço. Otimizar o tempo de
recreação livre e dirigida das crianças,
|
- Equipe
de gestão e professores.
-
PIBID
|
-
Recursos do PDDE
-
Recursos do PIBID
|
-
Março de 2015
|
|||
Nenhum comentário:
Postar um comentário